Cuidados com a saúde na hora de limpar a casa

27 de julho de 2020

Cuidados com a saúde na hora de limpar a casa

Não é só em limpar cada cantinho de casa que você deve se preocupar na hora da faxina. Sua saúde também precisa de atenção, pois certos esforços e contatos com produtos químicos podem fazer mal. Por isso, separamos algumas dicas para um dia de faxina eficiente e seguro.

Os cuidados já começam no supermercado na hora de comprar os produtos. Fique atento ao rótulo, verifique se o produto possui registro no Ministério da Saúde, confira o modo de usar, como o item deve ser armazenado e conservado para evitar acidentes. Evite comprar produtos de vendedores ambulantes, pois geralmente não possuem registro. Guarde os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos, em local seco, arejado e longe do sol.

Já na hora de colocar a mão na massa, fique atendo a sua postura. Opte por usar cabos de vassouras e rodos equivalentes a sua altura, para não prejudicar a coluna. Peça ajuda de outras pessoas na hora de arrastar móveis pesados para evitar lesões nos músculos e coluna. Ao limpar ambientes mais fechados, como o banheiro, procure deixá-lo o mais arejado possível, pois os produtos, como água sanitária, podem soltar gases prejudiciais à saúde.

Se precisar limpar lugares altos, opte pelo uso da escada e evite se pendurar e encostar em locais perigosos para evitar quedas. Se você tiver usando produtos inflamáveis, como álcool, lembre-se de tomar cuidado e não deixá-lo exposto ao sol ou perto do fogão, por exemplo.

Compartilhe!